quinta-feira, 17 de maio de 2007

KURT COBAIN

Esses dias estava vendo mais um dos DVDs sobre Kurt Cobain, emprestado pelo, mais fã do que eu, Deco.

Recentemente li um blog de "não me lembro quem" que citava a sua paixão por Nirvana. O autor do blog falava em uma linguagem muito bonita sobre o que Kurt representou na sua vida.

Não posso me igualar a este sujeito porque aprendi a gostar de Nirvana há pouco tempo. Muito pouco tempo mesmo. Nunca tive amigos (infelizmente) que me mostrassem esse lado da música internacional. Agora que estou entendendo quão revolução ele encadeiou, que posso me considerar mais uma das suas loucas fãs.
Aprendi que movimento "grounge" não foi só uma tendência, mas um estilo original que ninguém conseguiu copiar. E só Nirvana teve.

Bom, mas não quero postar aqui o que todo mundo vê em DVDs. Quero trazer pra vcs um pouco do que percebi da personalidade de Cobain. E acho que isso não vai ser tão difícil assim...

Kurt Cobain era o típico jovem introspectivo de uma cidadezinha americana. Não sei o por quê, foi expulso de casa quando ainda era jovem e acabou indo morar embaixo de uma ponte (literalmente). Como todo jovem tímido, expressava na escrita e nos poemas suas tristezas e melancolias. Tinha muitos amigos, e, com esses amigos, conseguiu montar algumas bandas de rock, inspirado nos cantores da década de 80.

A questão era que Kurt tinha aquele jeito “na dele”. Um jeito que tb tenho de, ás vezes, sentar no meu cantinho e ver a vida quietinha. Kurt era sossegado.

Mas... Como dizem que os opostos se atraem (que eu não acredito...), a vida colocou Courtney no seu caminho. Courtney era a “mulher problema”. Já havia se metido em várias encrencas e tinha um desejo de ser estrela mais do que tudo. No documentário “Kurt e Courtney”, inclusive, colheram depoimentos de “exs” dela, que assustam. Um deles fala que Courtney era a pessoa mais enlouquecedora que um homem poderia ter ao lado.

Bom, a grande questão é Kurt lidar com isso. Kurt não gostava de se exibir. Ele apenas era o que era. Não tinha frescuras de astros e nem gostava de badalações. Seu maior sofrimento era não ter seus amigos ao lado. Kurt era assim.

Não quero ser parcial ao falar de um dos melhores e mais criativos ídolos de todos os tempos. Mas, acredito que a sua morte não tenha sido auto-provocada. Mesmo vendo que ele teria vários indícios de depressão e tudo mais, as provas que encontraram foram bastantes incisivas no que diz respeito a sua morte.

Pôxa, afinal de contas como uma pessoa que se matou (dando um tiro na cara), colocaria uma carta bem em cima do seu corpo, sem que a mesma carta caísse na sua queda? Como uma pessoa famosa poderia passar três dias sem nenhum contato, principalmente da sua mulher amada? Então, pq o resultado da perícia sobre a letra de Kurt acusou falsificação no final da carta?

Não sei se o que mais me interessou na história de Cobain foi sua vida ou sua morte. Mas, creio eu que, onde ele esteja, ele estará bem melhor do que aqui.

"Vamos manter a música conosco, sempre a teremos para sempre. Kurt tinha uma ética junto a seus fãs, que foi originada pelo jeito de pensar punk-rock. Nenhuma banda é especial, nenhum artista é realizado. Se você tem sua guitarra e bastante alma, crie algo e tenha intenção. Você será um superstar." (Krist Novoselic- Enterro de Kurt)


Ah, e uma notícia recente divulgou que Courtney vai leiloar todos os pertences de Kurt. Ela afirmou que nada quer guardar dele. Imagine aí????

2 comentários:

André Coelho disse...

Bom texto Nara! Você conseguiu captar a essência do Nirvana e a personalidade de Cobain!

" O sol foi embora, mas eu tenho a luz" -Kurt Cobain

Igor Maciel disse...

ADOREI o texto!
Eu tb conheço mto poucooo do Kurt!
Mas só nesse trecho que li ja me deu vontade de conhecê-lo ainda mais.

Ele ao q tudo indica era apenas uma pessoa com sonhos, fraquezas e vontade de viver, apesar do q tudo aconteceu.

E mudando pro post abaixo, realmente ser professor exige paciência e dedicação. E viva os docentes!

"A paciência é amarga, mas seus frutos são doces" - Augusto Cury (O futuro da humanidade)

Bju grande e ti cuidas!
(...)


.