sábado, 12 de maio de 2007

Ó Paí Ó...



"Nessa cidade todo mundo é d´Oxum..." Todo mundo que vem pra Bahia se encanta com nosso jeito, nosso povo, nossa alegria de Carnaval o ano inteiro. Maravilha de raça brasileira, onde todos são bem-vindos, negros, mulatos, índios, mestiços, brancos e tudo mais. Terra de vida boa, de samba no pé e dança de capoeira. É assim a nossa Bahia de todos os santos...

Hoje venho postar aqui pra homenagear o mais belo trabalho cinematográfico sobre a Bahia, já feito aqui e por gente daqui. Vcs bem sabem que, em questão de críticas ao Brasil, poderemos citar vários filmes já lançados. Mas não queremos críticas. Queremos a Bahia como ela é, exatamente como fez o autor de Ó Paí Ó.

Confesso que esperava mais uma trama envolvendo sexo, palavras grosseiras e violência, mas esse roteiro me surpreendeu. O povo baiano se mostrou verdeiramente forte, feliz, orgulhoso por sua raça e seus costumes. Música do início ao fim e um final inesperado. É isso que, na minha opinião, agradou a quem já viu (obviamente, por DVDs piratas).

O filme Ó Paí Ó trouxe às telas um pouco do que vivemos aqui. Pra quem nunca veio pra cá, ou nunca prestou atenção às dezenas de famílias que vivem ali no Pelourinho, vale a pena enxergar a história com irreverência e uma lição de vida a todos: A Bahia é uma benção do Senhor.



Curiosidades:

-"Ó paí, ó" é uma gíria baiana que significa "olhe para aí, olhe".

- A peça "Ó, Paí, Ó" estreou em Salvador em 1992.

-Era intenção de Caetano Veloso dirigir a adaptação de "Ó Paí Ó" para o cinema, mas o cantor desistiu da empreitada em 1997.

- Este é o 8º filme em que os atores Wagner Moura e Lázaro Ramos atuam juntos. Os demais foram Sabor da Paixão (2000), As Três Marias (2002), Carandiru (2003), O Homem do Ano (2003), Nina (2004), Cidade Baixa (2005) e A Máquina (2006).

- A diretora Monique Gardenberg conheceu Vinícius Nascimento, intérprete de Cosme, por acaso no Pelourinho, após voltar a pé de uma visita a locações.

- Felipe Fernandes foi selecionado para o personagem Damião após passar por um teste no Teatro Senac do Pelourinho, em que participaram mais de 200 crianças. Esta seleção ocorreu apenas uma semana antes do início das filmagens.

- A 1ª cena a ser rodada foi a que se passa durante o Carnaval.

Nenhum comentário:


.