quarta-feira, 19 de março de 2008

PROMETEU?

Não há coisa que irrite mais do que promessas em vão. Principalmente quando a situação do prometedor é superior do que a situação do prometido. E as pessoas teimam em prometer, teimam em iludir . E o mais impressionanete de tudo isso é a verdade que eles colocam nas promessas. Algo como "pode esperar!", "isso vai dar certo!", "eu farei!". Caramba!!! Se não pode, por que promete? Se já viu que não dá, por que não falar a verdade?

"Prefira os que dizem não resolutamente aos que dizem sim vacilantemente." (Ralph Waldo Emerson)

Quando uma promessa é feita, cria-se uma relação de sentimentos em volta. Há uma confiança, há o compromisso, e há também um prazo de duração do prometido. Ninguém espera a vida toda. Tudo isso é desfeito com uma negação, ou uma não-realização do que foi prometido.

Tem pessoas que não analisam o que prometem. Não imaginam que, assim, estão iludindo e quebrando confianças... E não há coisa pior do que quebrar a confiança de alguém que acreditou em você. Sem crédito, o prometedor acaba dando margem a reciprocidades futuras e promessas nulas amanhã.

E é tão simples não errar dessa forma. É só não prometer! Substitua sua promessa por algo do tipo "vou tentar", "vou fazer o possível"... Assim, a outra pessoa fica ciente de que não depende apenas de você.

"Não devemos tocar em uma ferida se não temos com que curá-la". (Ernest Hello)

A vida é um círculo de favores, uma roda de interesses. Há mais gente precisando de uma ajuda, do que querendo ajudar. Por isso, há uma expectativa muito grande por trás de palavras. Mesmo aquele amigo mais próximo, um dia não irá entender o por quê de tantas promessas descumpridas. E há como entender? Se você prometeu, pressuõe-se que você já analisou criteriosamente todos os aspectos negativos e positivos e está ao seu alcance e responsabilidade resolver aquilo.

"Fala a verdade, mesmo que ela esteja contra ti". (Alcorão)

O mundo não aceita palavras em vão. É mais imediatista do que nós pensamos. Quantas coisas você deixou de fazer a espera daquela ligação que não aconteceu? Quantas entrevistas você deixou de participar a espera daquele chefe que garantiu uma vaga na empresa e não deu? Quantas pessoas sofrem com a promessa falsa do prefeito, alegando cuidar bem dos bairros mais necessitados, caso eleito? Isso é compromisso!

Da mesma forma que existem leis contra quem faz algo errado, deveria existir leis que obrigassem aos prometedores honrar suas palavras. De certo, haveria menos gente prometendo e menos gente esperando as promessas realizarem-se. Ou teremos que fazer contratos com multas para os enganadores?

E tenho dito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc...

"É preferível dizer 100 vezes NÃO, do que dizer um SIM e não cumprir com a palavra!"

Amo muuuito vc! Bjsss!!!

ViviaNNe SeNNa disse...

Vc é uma moça fascinante! Fico feliz em ter o privilégio de ser sua amiga!


.