quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Exatamente igual!

Caramba. É até estranho falar que certos momentos parecem ser “mostrados” por Deus para nos conscientizar de algumas coisas que iremos passar. E esses momentos são postos de uma forma quase surpreendente.

Como já havia narrado aqui, houve um “probleminha” profissional que estive passando nessa última semana. Questão de incompatibilidade de gênios mesmo. E a surpresa foi ter me visto, identicamente, em uma personagem de um filme que lançou há pouco tempo, chamado O Diabo Veste Prada.

É claro que não vou contar o filme. Mas me precipito ao narrar que é a história de uma jovem que busca crescimento profissional e se depara com o mundo cruel de um emprego requisitado.

Eu precisei de somente algumas cenas para me deparar com uma conseqüente realidade de mercado, onde pessoas precisam obedecer a cargos hierarquicamente impostos, em prol de um objetivo. Tudo em nome de um bom emprego.

Nessa última semana passei por dificuldades jamais esperadas (não pelo tempo, mas pelas circunstancias), onde pessoas tentaram me convencer de que o errado é certo e o certo depende de quem o comanda. Achei que uma moeda tinha dois lados paralelos, e que não se misturavam.

Mas, bem como no filme, há sempre a nossa razão em prol de tudo. Somos sempre a decisão que tomamos, e não as vítimas. E consegui enxergar algo além de todo o exército imutável de certas profissões.

Recomendo O Diabo Veste Prada não só porque é um bom filme, mas porque nos rege pelo caminho do que acreditamos. E isso não é fácil! A tendência é sempre nos modificarmos ao tentar modificar o mundo.

E tentei modificar! Corri atrás. Lutei pelas minhas idéias e consegui!

Passado todos os trovões, vejo que a bonança surge com novas perspectivas profissionais, novo ambiente, novos profissionais (de verdade), e novas verdades. Vejo que tudo realmente é um aprendizado, e que devemos guardar as lições. Nem sempre uma sinceridade é prejudicial. Nem sempre devemos remar com o vento que nos impulsiona. Nada melhor do que parar e analisar.

Ah, e aproveitando o momento, deixo aqui registrado alguns passos para se tomar (de experiências próprias) no emprego:

1)- Ao chegar no emprego novo:

- Analise o ambiente, estude, pesquise. Você tem que saber exatamente o porquê de estar ali.
- Conheça as pessoas deixando-as falar. As palavras falam muito da personalidade.
- Nunca crie laços afetivos. As pessoas podem e irão te decepcionar um dia.
- Procure sempre uma ocupação. Pessoas inativas se ocupam com a vida alheia.
- Respeite sempre o nível hierárquico da sua empresa. Havendo um problema, converse sempre com o primeiro superior. Caso ele não resolva, pelo menos ficará informado do seu assunto.
- Evite fofocas e boatos. Da mesma forma que falam com você, falam de você.
- Aja sempre de acordo com a sua consciência. Nenhum trabalho paga o que você é.

2) Ao sair de um emprego:

- Não procure discursão com ninguém. Cumprimente a todos.
- Independente do motivo, nunca comente no próximo emprego.
- Agradeça pela oportunidade de conhecimento

Nenhum comentário:


.