segunda-feira, 27 de agosto de 2007

SEI QUE NADA SEI


Refletindo sobre o jeito de Sócrates persuadir as pessoas...

"Diálogo era o método de ensino adotado por Sócrates e que se realizava através de conversas feitas em caminhadas. Nessas conversas, Sócrates se apresentava como um ignorante, aquele que necessitava de ensinamentos, a fim de que o interlocutor participasse do diálogo sem medo e através de perguntas direcionadas. Sócrates conseguia que o seu parceiro tivesse uma visão crítica sobre o tema discutido.Esse tipo de diálogo assustava as pessoas que não tinham segurança, pois eram levadas à contradição, a Dúvida Metódica."

Perfeita atuação de Sócrates relacionada ao convencimento sobre determinados assuntos. A famosa arte de Maiêutica (arte de dar luz à idéias). Quem realmente entende o que queremos falar?

Sempre fui muito ligada a observações do corpo (junto com o livro famoso "O corpo fala"), e acredito que podemos conhecer uma pessoa pelo que ela diz. Suas palavras, bem como seus gestos são evidências de emoções e pensamentos. É bem mais complexo do que igualar ações a razões, pelo fato de que todo mundo é diferente.

Quem já parou para estudar fielmente uma carta de amor? Aquela palavras, naquela ordem, mostram o quanto a pessoa está entregue àquele assunto (ou não). Isso varia conforme a intensidade, as repetições de palavras, ao ambiente e época, e até mesmo a forma de comunicar.

Sócrates estudava as pessoas pela maneira delas se expressarem sobre algum tema. Não era só palavras perdidas no espaço pra fruto de conhecimento mútuo. Era psicologia sobre o homem. E isso é fantástico!

Adoro essa racionalidade!

Bom... voltando a alimentar minha mente... Até mais!

3 comentários:

O Sibarita disse...

Oi Nara! Belo assunto esse de Sócrates, aliás, o Carl Jung quando diz: "O que está dentro está fora" reafirma o método de Sócrates.

Como você mesma diz, numa carta, sentimos quando o que foi escrito veio de dentro, nela, há de ser expressa todo sentimento, se não, só da boca para fora...

Sócrates é o cara!

Agradeço pelas palavras no nosso blog. Não, nunca lancei livros e nem mesmo me reconheço como escritor e ou poeta. Escrevo desde os 15/16 anos por gostar, amo escrever e, sempre o fiz para as pessoas amigas.

Há um ano atrás uma amiga fez esse blog porque ela entendia que outras pessoas deveriam ler meus textos.(Leia a festa do aniversário: kkk http://osibarita.blogspot.com/2007/07/um-ano-do-sibarita_5357.html)

Até já recebi convite para isso, porém, não foi adiante, no dia que eu lançar um livro tenha certeza que se renda houver nada quero para mim será direcionado para ajuda aos nossos irmão sofridos tipo: Lar Vida (Conhece?)Casa da Criança com Cancer, Abrigo dos Velhos, é por ai...

abraços,
O Sibarita

André Coelho disse...

Grande Sócrates ! Seus ensinamentos foram estudados pelos seus díscípulos e interpretado durante milênios ! Sem nada registrar, apenas no pensamento dos seus seguidores ! Bjo!

O Sibarita disse...

Ô sua menina Nara! kkk Como é que você abandona seu dever, seu caminhar na Seara do Mestre Jesus?

Não foi sua escolha? A Seara do Mestre não pode ficar sem o seu trabalho não, oi volte viu fia? kkk

Obrigado mais uma vez pela bondade das palavras no nosso blog.

Tem coisa nova vai lá ver!

bjs
O Sibarita


.