segunda-feira, 1 de março de 2010

TSUNAMI


Hoje amanheci meio preocupada com as Tsunamis (às vezes tendo a me preocupar com o que não me afeta diretamente). Passei o dia inteiro pensando nos estragos que uma onda grande pode fazer, baseado nos acontecimentos recentes do Havaí. Eu moro na Orla, a menos de dois kms do mar, e pensar que, algum dia, poderei sofrer com os danos causados pela maré parecia-me meio fantasia.

Porém, com a ajuda de meu namorado, e com uma pesquisa pela internet, soube que tsunamis podem vir a me visitar, no nordeste do Brasil.

Veja o que diz esse site:


Tsunami : Estudo revela que onda de 50 metros pode atingir o litoral paraibano


"Uma onda gigante, acima de 50 metros de altura, atingindo o litoral brasileiro, especificamente João Pessoa e destruindo tudo no seu caminho. A cena assustadora não se trata de um filme de Hollywood, mas de uma sombria previsão de cientistas britânicos em estudo com professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O alerta coloca em xeque respostas de alguns estudiosos de ser quase nula a possibilidade do Brasil ser atingido por uma Tsunami. Essa possibilidade concreta existe e foi descoberta em 1996.


De acordo com cientistas ingleses, no Brasil, que não tem sistema de alarme de tsunami, moradores e turistas seriam pegos de surpresa, repetindo as cenas trágicas que aconteceram na Ásia, em 2004, quando o Sri Lanka foi duramente castigado por ondas de grande proporções, matandoaproximadamente 150 mil pessoas.


A explicação dá conta de um vulcão, denominado Cumbre Vieja (Pico Velho), que fica na parte sul da ilha de La Palma, nas Canárias, perto da costa oeste da África. Se entrar em erupção novamente poderá provocar o deslocamento de um pedaço de rocha de alguns quilômetros cúbicos e sua queda no mar. Os fragmentos da rocha devem se espalhar e, consequentemente será formado um jato de água gigantesco que se deslocará como uma onda numa velocidade de aproximadamente 500 km por hora por todo o Oceano Atlântico. Em poucos minutos chegará à costa africana e, em pouco mais de 5 horas, atingirá o litoral do Norte e Nordeste brasileiro.


O professor em Planejamento e Gestão Geo-Ambiental da UFPB, Paulo Rosa, explicou que ainda não é possível prever quando essevulcão entrará em erupção. “Com todo o aparato tecnológico ainda não se tem confirmações efetivas, porém, tomando como parâmetro a probabilidade, logo, o fato já ocorreu outras vezes e houve uma grande atividade que gerou terremoto com tsunami em Portugal em 1755, inclusive com grande mortandade de pessoas. Há estudos estatísticos nesse sentido de que a atividade vulcânica no arquipélago das Canárias ocorre mais ou menos de forma cíclica de 200 a 200 anos, logo está, segundo as previsões, com possibilidade de ocorrência daqui para frente”, concluiu."








Segundo algumas outras pesquisas, feitas na internet, encontrei um "vidente" que, recentemente, cobra de Bush 25 milhões por prever onde o ditador Saddam Hussein estaria escondido. A grande questão é que ele acertou no lugar. O "vidente" Jucelino da Luz, previu, segundo o site "jornaldabaixada.com.br", que 2013 será um ano de muitos desastres. Eis o que ele afirma sobre o nordeste do Brasil:

RJB- Em relação ao Mundo, quais períodos críticos iremos viver?

Jucelino - Os períodos críticos no Mundo começarão à partir de 2008, com a grande falta de água; grandes terremotos devastadores no ano de 2009; aumento também da violência no Mundo e surgimento de doenças. Em 2010, crises na economia mundial; em 2011, novas guerras e surgimento de um novo vírus chamado ‘Heros’. Em 2012, o grande buraco negro na Amazônia dará início ao processo de desertificação plena da região. Em 2013, haverá um mega Tsunami, proveniente das Ilhas das Canárias; em 2014, a aproximação do buraco negro e grande revolta pela falta de água. Em 2015, o clima da Terra estará na média de 59 graus e, em São Paulo, um terremoto de 5,4 graus na Escala Richter, abalará o Estado, no dia 15 de março de 2015. George W. Bush será internado às pressas em um hospital, em 2016, e correrá sério risco de morte. O ano de 2017 será a pior data para a África, onde o clima já estará em quase 60 graus e haverá muita seca por toda parte do mundo e grandes conflitos surgirão. Todos os governantes estarão reunidos em 2018, porque os astrofísicos descobrirão um meteoro em rota de colisão com a Terra. Haverão muitos problemas no Planeta e a poluição será a maior vilã, provocando milhares de mortes. Com a chegada do meteoro, em 2019, haverão muitos movimentos e, quem sabe, o desvio dele seja conseguido através da tecnologia. Mas, se atingir a Terra quase 1/3 da população morrerá.
RJB - Para o litoral brasileiro existe a previsão de ressaca?

Jucelino - Haverão muitas ressacas e neste ano (2006) teremos mais. O avanço das marés irá levar perigo para muitas famílias. Sobretudo há também o caso da erupção vulcânica na Ilha das Canárias, que será entre os dias 1 e 25 de novembro de 2013 e causará ondas entre 40 a 50 metros de altura, varrendo de 15 a 20 quilômetros terra a dentro. (Nota da Redação: Ilhas das Canárias ou Ilhas Canárias, pertencem ao arquipélago espanhol com sete ilhas e seis ilhotas, divididas em duas províncias. Na Ilha Tenerife está situado o vulcão mais alto da Europa, com 3.718 metros, ainda em atividade. De acordo com especialistas, uma bolsa de Magma no interior do vulcão poderá causar uma catástrofe na ilha. Saiba mais:
www.gnose.org.br).


.