Outro dia estava avaliando as possibilidades de um deficiente físico dentro de um carro. Estava pensando em como poderia adaptar um carro para a limitação de uma pessoa que não tem movimentos na perna, por exemplo, ou que só usa um braço para as tarefas diárias. Pesquisei e, para a minha alegria, lançaram infinitas possibilidades que facilitam a vida diária dos deficientes físicos.
No site Portal da Inclusão existem algumas adaptações veiculares interessantes:
Adaptações
-
ACELERADOR À ESQUERDA
Equipamento que transfere o comando de acelerador para o lado esquerdo do pedal do freio, sem anular o pedal original do acelerador. Quando não está sendo usado pode ser escamoteado para debaixo do painel.
-
EMBREAGEM COMPUTADORIZADA
Equipamento computadorizado que automatiza completamente o sistema de embreagem do veículo. Possui um sistema anti-furto de ativamento automático incorporado, sensor elétrico de troca marchas, progressão automática de força de arrancada, duas velocidades de funções através de um painél luminoso.
-
EMBREAGEM STANDARD
Equipamento analógico que automatiza completamente o sistema de embreagem do veículo. Possui um nível de força de arrancada constante e regulável, sensor foto elétrico de troca de marcha e duas velocidades de referência.
-
COMANDO MANUAL UNIVERSAL
Equipamento que transfere os comandos de acelerador e freio para serem controlados pela mão do motorista através de uma empunhadura posicionada a 70 graus verticalmente permitindo uma melhor ergonomia no manuseio do volante no momento da aceleração. Puxando-se esta alavanca obtém-se aceleração e empurrando-a contra o painel obtém-se frenagem.
-
CONTROLE DE COMANDOS ELÉTRICOS
Equipamento que permite o controle dos comandos elétricos de dirigibilidade (seta, farois, lavadores, limpadores e buzina) e do volante do veículo simultaneamente.
-
PEDAL REMOVÍVEL
Equipamento utilizado para remover provisóriamente o pedal de embreagem original do veículo. Sua indicação mais frequente é conjuntamente com o Acelerador Esquerdo.
-
FREIO MANUAL
Equipamento que transfere os comandos de freio serviço para serem controladas pela mão esquerda do motorista através de uma empunhadura posicionada horizontalmente. Possui rolamento mais suave e acionamento de freio de serviço. Empurrando-a contra o painel, obtem-se frenagem.
- PILOTO AUTOMÁTICO
Equipamento que em uso, mantém constante a velocidade do veículo. Indicado principalmente para aliviar o estresse da aceleração em longos percursos, sendo desativado com um simples apertar do freio.
-
POMO GIRATÓRIO
Equipamento que auxilia manuseio do volante do veículo quando utiliza-se apenas um dos membros superiores. Ele permite que o motorista gire o volante 360 graus sem tirar a mão do volante facilitando as manobras.
-
POMO DE DOIS PONTOS
Equipamento que auxilia na empunhadura e giro do volante. Utilizado para pessoas com limitação de movimento e pressão das mãos, auxiliando nas manobras e condução do veículo.
-
POMO DE TRÊS PONTOS
Equipamento que auxilia a empunhadura e giro do volante. Utilizado para usuários com limitações de força de mão, extensão e flexão do punho. Auxilia na realização de manobras.
-
PROLONGAMENTO DE PEDAIS
Equipamento que aproxima os comandos de acelerador, freio e embreagem em relação ao motorista. O equipamento possui um sistema de engate e desengate rápido proporcionando o desativamento do mesmo com facilidade para o uso convencional dos pedais. Utilizado para motoristas de baixa estatura.
-
FREIO DE ESTACIONAMENTO AUTOMÁTICO
Equipamento que opera o freio de estacionamento através de um botão de simples acionamento.