segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SANDMAN

Nunca fui nerd, mas revista em quadrinhos sempre me instigou bastante. E, hoje tive a oportunidade de conhecer mais uma (um pouco tarde, lamento) que me deixou pensativa. Os personagens viajam na minha mente como sentimentos/sensações um pouco loucas e existentes. E, fui a fundo preparando uma lista de diferenciais para quem, como eu, nunca conheceu esse universo.

SOBRE:



Os Perpétuos ou Sem Fim (Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio) são um grupo de seres que personificam vários aspectos do universo na série de história em quadrinhos Sandman, de Neil Gaiman. Eles existem desde a aurora dos tempos e acredita-se que estão entre as criaturas mais poderosas (ou pelo menos influentes) do universo Sandman, inferiores talvez apenas a alguns Anjos (Lúcifer em particular) e ao Criador¹,e desempenham papeis centrais ao longo da história da qual Sonho é o protagonista.

Os Perpétuos são uma família pouco convencional de sete irmãos. Em suas formas mais comuns, todos têm a pele branca (apesar de Destruição, Delírio e Destino serem bem menos pálidos que os outros) e a maioria tem cabelos negros, mas as aparências e personalidades variam bastante. Eles têm algum controle sobre os conceitos que representam mas, da mesma forma que os deuses retratados em Sandman, também são modelados a partir de expectativas e crenças subconscientes dos seres conscientes. Em particular, a aparência de Sonho varia bastante, conforme o observador.


Todavia este aspecto da história é muito relativo, muitas vezes Sonho assim como várias divindades que aparecem durante a série tem seu poder e/ou aparencia fornecidos a eles pelos humanos, tendo também, muitos dos deuses tendo sido em teoria criados no sonhar.



Sua própria existência é irregular, uma vez que eles não são seres vivos, nem mesmo divindades eles são apenas aspectos da existencia não podendo por exemplo serem mortos no sentido literal da palavra, pelo menos não enquanto suas funções forem necessárias, como mostrado em Os Livros de Magia, onde os ultimos seres do universo são Destino e Morte, e está leva o mais velho dos perpétuos dizendo que irá, em seguida fechar o universo e não deve haver mais ninguém no local.

Para os leigos, Sandman é um prato cheio de impacto editorial, roteiro e imagens daquelas que você pára e observa por 5 minutos de tanto vislumbramento. As histórias tem como protagonista Morpheus, o rei do Sonhar, um lugar que todos seres vão todas as noites em busca de sonhos belos e realidades inteligíveis. Por pertencer a editora Vertigo e que é uma divisão da DC Comics, vários personagens como Doutor Destino, Batman, Lanterna Verde, John Constantine, entre outros aparecem nas tramas que se sucedem. Além disso, personagens como Caim e Abel, Lúcifer e outros seres dão ao enredo de Sandman algo sem limites, sem esquecer de ambientações que na maioria das vezes é no Sonhar, mas existe passagens em lugares como o Reino dos Céus, o Inferno, o nosso próprio Mundo etc.


PERSONAGENS PRINCIPAIS CHAMADOS PERPÉTUOS:



Sonho - Morte - Desejo - Delírio - Desespero - Destruição - Destino

CARACTÉRISTICAS DE CADA UM: 

SONHO



Aparência: Como personagem, Sonho é extremamente pálido, tem cabelos negros e se veste geralmente apenas com uma peça de tecido preto enrolada ao corpo.Outro detalhe, seus olhos são negros como a noite pontilhada por milhares de estrelas brilhantes.

Particularidade: Às vezes parece insensível, outras meditativo ou irado, mas invariavelmente melancólico. Já seu lado mais racional está sempre ciente de suas responsabilidades, tanto para com as pessoas comuns, quanto para aqueles de suas terras. Compartilha de uma ligação recíproca de dependência e de confiança com sua irmã mais velha, a Morte. Apesar de obscuro, talvez por ter de conviver com a imaginação e os desejos reprimidos de todos os seres vivos que libertam suas mentes em seu reino, ele se esforça vigorosamente em compreender sua própria natureza e a dos outros perpétuos.
No mundo real, Sandman é praticamente indestrutível, já que não é feito de carne e osso, mas sim de ideias solidificadas.Ele também pode fazer objetos e ele mesmo desaparecerem, entrando e saindo de sonhos e mundos do Sonhar,assim como pode materializar sonhos em realidade.Outra habilidade sua é a de conhecer pessoas, em um nível básico e instintivo, já que ele manda sonhos a elas.Também possui poder sobre a natureza fundamental da realidade e então é capaz de distorcê-la e mudá-la. Um poder que é mais considerado um dever é a responsabilidade pelo conteúdo dos sonhos e fazer que certas mensagens e ideias cheguem às pessoas certas na forma de sonhos.

MORTE


Aparência: Ela sempre se veste com roupas góticas e carrega um colar na forma de Ankh, ironicamente o símbolo egípcio da vida. Tem cabelos negros, e pele muito pálida (essa última é característica comum a todos os perpétuos).

Idade: A segunda mais velha dos Perpétuos.

Particularidades: Morte parece sempre ser o perpétuo mais otimista e bem humorado. Morte se encontra com cada mortal duas vezes em sua vida: no nascimento, e na morte. Ela está fadada a ser o último ser a existir.Uma vez a cada cem anos ela passa um dia como mortal ao fim do qual ela inevitavelmente morre, para ter melhor compreensão da sua missão.

DESEJO



Aparência: Desejo não tem sexo definido, as vezes personificando uma mulher e outras um homem, mas sempre de uma beleza extrema e irreprodutível. Ele exala um odor sutil de pêssegos e sempre projeta duas sombras. Sua pele é pálida - característica comum a todos os perpétuos. Ela está sempre sorrindo cinicamente e fuma muito.

Particularidade:  É irmão gêmeo (mas nada idêntico) de Desespero. Desejo é o mais lascivo e supérfluo dos perpétuos, sempre centrado na auto-satisfação. Seu símbolo na galeria dos outros Perpétuos é um coração de vidro.O reino de Desejo, chamado Limiar é uma estátua colossal com as feições do corpo que estiver usando naquele momento. Este corpo é como uma cidade, e Desejo habita seu coração. Cruel e obcecado em interferir nos assuntos de seus parentes mais velhos.

DELÍRIO



Aparência: Geralmente, Delírio (ou Delirium) é baixa e magra, mas sua aparência muda constantemente, e a forma e contorno de sua sombra não têm necessariamente relação com a do corpo que esteja usando. Diz-se que ela cheira a suor, vinho azedo, noites tardias e couro velho. Ela tem um olho azul e o outro verde, salpicado de estrelas, e desta forma vê o mundo de sua própria e única visão.

Idade: Ela é a mais jovem dos Perpétuos.

Particularidade: Seu reino é caótico, um amontoado de cores e formas estranhas que muda o tempo todo, e contém a inscrição Tempus Frangit (em latim, O Tempo Quebra). Seres humanos podem visitar seu reino com alguma facilidade, mas não lhes é possível compreender ou relatar totalmente o que lá encontram. Alguns dizem que a grande frustração de Delírio é saber que, apesar de ser mais velha que as estrelas e mais antiga que os deuses, ela continua sendo, eternamente, a mais jovem da família, pois os Perpétuos não medem tempo como nós nem vêem mundos através de olhos mortais.

DESTRUIÇÃO



Aparência: Ele é um homem robusto, ruivo, que costumava ter uma barba espessa (apesar de não ter barba nenhuma atualmente).

Idade: É o irmão do meio entre os Perpétuos.

Particularidade: Extrovertido, está sempre tentando alegrar a todos (o que é exatamente o contrário que se esperaria dele) e com certeza é o mais inocente e otimista, sempre esperando que o bem prevaleça.É apaixonado por tarefas criativas e construtoras, mas demonstra pouco talento para elas. Seu símbolo é a espada.

DESESPERO


Aparência: Desespero é muito gorda, tem a pele pálida e escamada e cabelos negros curtos. Ela não usa roupas. Na mão esquerda usa um anel com um gancho engastado, que usa para rasgar a própria pele.

Particularidade: Irmã Gêmea de Desejo. Apaixonada por Destruição. Seu reino é um espaço cinzento, envolto em névoa branca na qual flutuam incontáveis espelhos. Cada um desses espelhos é idêntico a um espelho que existe na Terra: Desespero os usa para observar as pessoas desesperadas.




DESTINO



Aparência: Ele se veste com um manto monástico e é mais alto que os outros perpétuos. Destino não projeta sombra nem deixa marcas de pegadas.

Idade: O mais velho dos Perpétuos.

Particularidade: Destino é cego, mas consegue enxergar até o que não vemos mediante seu poder. Ele possui o Livro do Destino: O livro está acorrentado a ele, ou ele ao livro, e nele se encontra a descrição de toda a existência do universo: passado, presente e futuro. Destino conhece tudo a respeito de todos.


CURIOSIDADES:

Música que a Banda Metallica fez em homenagem a Sandman.


*Embora seja perdida na tradução em português, há uma aliteração interessante nos nomes da família dos Perpétuos: todos eles, no inglês original, começam com "D" (Destiny, Death, Dream, Destruction, Desire, Despair, Delirium/Delight). Existe inclusive a suspeita de que outros conceitos importantes, como Tempo, tenham ficado de fora da lista dos Perpétuos por não terem nenhuma palavra equivalente com "D" inicial.

           


.