segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Quem se atreve a ser sincero?

Esse mundo é meio louco, mesmo. Tudo está às avessas e parece que nada satisfaz a ponto de sermos entendidos. Estava, eu e meus botões, questionando sobre o fato de sermos sinceros e verdadeiros em algumas situações. Principalmente nós, mulheres, que já gostamos de falar, temos uma necessidade incomum de tentar traduzir o que sentimos, mesmo que isso fuja da nossa percepção.
 
Nas minhas observações, percebo que há duas situações bem aparentes nesse ato: uma é que nem todos estão preparados para ouvir o que temos a dizer (mesmo que seja uma verdade universal), e a outra, não menos importante, é quem realmente se interessa em doar um tempo para ouvir e para entender a necessidade daquele desabafo.
 
Já dizem alguns terapeutas que o mundo seria bem melhor se as pessoas ouvissem mais às outras. E isso é a grande verdade (e talvez a destruidora da carreira dos psicólogos). E quem não se sentiria melhor depois de um belo bate-papo informal com alguém que só quer ajudar?

Mas, voltando ao assunto "entendimento", que é a causa maior dos conflitos internos (e externos), penso que o ser humano é um complexo de informações cruzadas. Exige verdade absoluta, sinceridade e fazem o maior drama se a confiança (um dos principais requisitos de entrega à sentimentalidade) for quebrada e a máscara cair. Todavia, quando a mesma "verdade" (coloco entre aspas porque cada um tem a sua) é exposta e todos são fielmente entregues àquilo, soa falso, e talvez até uma ofensa cruel. Estranho, né?
 
Por exemplo, em um ambiente do trabalho onde o chefe tem que escolher qual dos dois está mais apto à promoção, vir com aquela desculpa de "fulaninho ganhou porque tem um bom currículo" cai melhor do que dizer "ciclano me parece desinformado pra essa responsabilidade"(mesmo que essa seja a verdade que todos sabem). Talvez, a verdade obscura, escondida na cabeça de todos, seja a que está faltando pra alguém mudar ou melhorar. Mas, quem se atreve a ser sincero?

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero."
(Pierre Beaumarchais)


Outro motivo da sinceridade estar escondida atrás das mentes é o tempo. Parar pra explicar um pensamento dá trabalho e é cansativo. E, digamos, nada convencional pro mundo onde tudo é feito, explicado, condensado, amassado, triturado, fluidificado em segundos... Talvez fique mais fácil mentir do que expor àquela opinião que não vai agradar.



Ainda assim acredito no poder de uma boa sinceridade. Ela abre portas, traduz universos, deixa à mostra tudo o que o ser humano foi treinado pra esconder. E corajoso é quem a pratica, dando sua cara à tapa e mostrando que pode, sim, falar o que pensa.

Nara Senna





Recomendo assistir: O PRIMEIRO MENTIROSO
Recomendo ler: SINCERO - A HISTORIA REAL E BEM-HUMORADA DE UM HOMEM QUE TENTOU VIVER SEM MENTIR


.