domingo, 11 de janeiro de 2009

Torcendo, sempre, pela recuperação de minha avó...


Gostaria de agradecer aos meus amigos, que tanto teem me apoiado em mais uma hora difícil da minha vida. Mais uma missão me foi dada: cuidar de minha avó.

Tem um mês que não durmo direito, preocupada com a minha avózinha. Ela tem 86 anos, e sua mente está ficando cada dia mais longe de mim. Cuidar dela é como cuidar de uma criança, com o mesmo carinho e paciência. Por enquanto, e não sei até quando, estamos nos virando para levantá-la (pesa mais de 90 kgs) e para seus cuidados. Mas, como na minha família as mulheres é que pegam no pesado, é desgastante não contar com muitas pessoas.

Antes da última queda, ela ainda levantava e cuidava-se sozinha. Mas, ao escorregar no seu quarto (nunca vi tanto sangue na minha vida), parece que a gota d´agua transbordou o copo da saúde. De certo que ela nunca gostou de se movimentar, mesmo quando podia. Passava o dia inteirinho dormindo. Agora que ela precisa de seus músculos, eles não respondem mais.

Mas, vez ou outra, deparo-me com a seguinte pergunta: quando minha avó decidiu parar de viver? Sim, ela entregou-se ao desânimo muito tempo antes de qualquer indício da idade. Dizer que queria morrer pra ela era como "eu te amo" para os apaixonados. Nunca tinha vontade para acompanhar-nos às nossas reuniões mais simples.

Bom, mas julgar não é o correto. Se formos procurar explicações em tudo e todos, acabaremos enlouquecendo sem fazer nada. E como sou prática e objetiva (de vez em quando), estou seguindo à risca o manual de enfermagem aplicado pelos médicos que nos visitam.

E, gostaria de deixar aqui registrado o meu agradecimento por um texto enviado por um querido amigo meu, que caiu como uma luva ao momento que eu e centenas de pessoas passam agora. Segue abaixo...


A ARTE DE NÃO ADOECER - Dr. Dráuzio Varella

Se não quiser adoecer - 'Tome decisões'.
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - 'Busque soluções'.
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.
Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe.
Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - 'Não viva de aparências'.
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho, etc., está acumulando toneladas de peso... Uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - 'Seja honesto'.
Este fato está muito co-relacionado com o anterior. Hoje o maior foco de ausência de saúde é nas empresas. Mas por quê?
Porque vivemos um momento delicado de falsidade/desonestidade (marketing pessoal, intrigas, mentiras, armações, planos maquiavélicos para 'puxar o tapete'). Nada mais doentio do que isso. Finge-se que tudo está bem. Nada pior para a saúde das duas faces da moeda, ou seja, para quem atinge e para quem é atingido, é essa busca desenfreada pelo materialismo.
Estamos vivendo um novo momento, onde a busca é pelo equilíbrio espiritual. Nunca se buscou tanto Deus, como se procura hoje. Busque a sua 'Inteligência Espiritual'.

Se não quiser adoecer - 'Aceite-se'.
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - 'Confie'.
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - 'Fale de seus sentimentos'.
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - 'Não viva sempre triste'.
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. 'O bom humor nos salva das mãos do doutor'. Alegria é saúde e terapia.

2 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Muito interessante esse texto!
Falar sobre nossos sentimentos, tomar decisões, buscar soluções, não viver de aparência, nos aceitar, confiar em Deus, se livrar da tristeza e sorrir mais, são coisas que estão ao alcance de todos, viver bem e com saúde, agora só depende de nós!

Beijão!

Anônimo disse...

De nada minha queria!

Bjos,
Tárcio.


.