
Estava meio assustada com uma reportagem antiga que vi na net, sobre um professor de mergulho que morreu de apnéia. Apnéia (eu bem que poderia deixar pra você pesquisar, assim como eu fiz, mas vou esclarecer logo) é a suspensão voluntária ou involuntária da respiração, ou a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas e pulmões. Muita gente pratica apnéia para mergulhar, sem saber dos verdadeiros riscos. Falando com o prof sobre isso, ainda descobri que tudo aconteceu por um excesso de confiança por parte do carinha, que achou que aguentaria continuar o mergulho.
Na natação, já me peguei várias vezes tentando segurar o ar por mais tempo. E sei que consigo porque estou bem perto da superfície. Isso me traz a confiança. Mas, como prever que, a mais de 50 metros da superfície, a pessoa vá conseguir resistir?
Saiba mais sobre apnéia do mergulho
A minha aula foi mais de prática do que de inovação. Condicionar-me é tarefa difícil, mas tô tentando. Aprendo,a cada dia,regrinhas básicas de como melhorar meu corpo. Comer coisas leves, beber bastante água, fazer um alongamento antes de entrar na piscina (isso “avisa” ao seu corpo que você vai começar a exigir mais dele) e sempre dar uma pausa pequena pra descansar. Seu corpo é seu equipamento mais precioso.