Eis o que li, em um site de busca (com o nome do autor devidamente citado no fim do texto) sobre Espiritismo. Quanto mais busco, mais há coisas para ler e compreender.
Ele estava tentando conceituar Carma, mas acabou por aludir mais ainda meus pensamentos:
-*CARMA*-
Carma ou karma (do sânscrito कर्म, transl. Karmam, e em pali, Kamma, "ação") é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta e jainista, adotado posteriormente também pela Teosofia, pelo espiritismo e por um subgrupo significativo do movimento New Age, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências.
Este termo, na física, é equivalente a lei:
_"Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário".
Neste caso, para toda ação tomada pelo Homem ele pode esperar uma reação. Se praticou o mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado.
Se praticou o bem então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado
Na visão espírita cada ser humano é um espírito imortal encarnado que herda as conseqüências boas ou más de suas encarnações anteriores. Embora Allan Kardec não tenha usado em momento algum a palavra "karma" ou qualquer de suas variações, esta veio a ser mais tarde incorporada ao jargão espírita por alguns espíritas, para designar o nível de evolução espiritual de cada indivíduo, ao qual se devem as circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis que venha a encontrar.
Efetivamente observamos, amiúde, o surgimento da palavra "carma", em livros espíritas!
Essa palavra teve a sua origem no Oriente...; sempre foi-nos dito:
_A sabedoria vem do Oriente!
Sabemos que os indianos, chineses, japoneses, vietnamitas, coreanos, admitem em suas religiões, o nirvana, ou, a eterna progressão do homem/mulher, em suas almas, até a um estágio aonde não mais precisem reencarnar.
O Nirvana!
Para eles, é um algo assemelhado para os católicos, assim como para o evangélico como Paraíso, que nós espíritas não admitimos como concepção evolutiva, de uma só existência corpórea, porém de várias, tendendo ao infinito; -*uma falta reparada, um degrau ascendido*-; consoante nossos estudos, nossa crença, somos cidadãos/ãs universais.
Viemos de orbes primitivos, de total ferocidade, impiedade e iremos para um orbe angelical, de total paz, felicidade, harmonia, entre todos os seres...
Estagiamos presentemente num orbe aonde há a predominância do MAL; "predominância", escrevi, mas a Terra, em suas sociedades, não é totalmente má, pois observamos grupos de pessoas em datas certas, distribuindo alimentos, cobertores, e até em datas não comemorativas, fazendo alguma coisa para tornar menos acre, amarga, a vida, o cotidiano de outras pessoas, sem qualquer condição de prover o próprio sustento...; isso chama-se BEM!
Conquanto hajam árvores imensas, na Terra, personificando o mal, temos de permeio, sementes eclodidas, arbustros finos, porém flexíveis, personificando o bem; essas árvores imensas, sob a força da necessária renovação do planeta, qual sofrendo a força de um tufão, um dia tombarão, tentando levar de roldão os arbustros flexíveis, em sua queda, mas flexíveis que são, resistirão...
O bem se alimenta do bem, assim como o colibri, do néctar das flores!
A expiação, a provação, a missão!
Estamos pois em um orbe de expiação e provas!
Viemos de um outro, mais primitivo ainda, trazendo um carma de erros cometidos e, dada a nossa ferocidade latente, alguns erros andamos cometendo por aqui, entre nós, contra a sociedade.
Estamos em débito para com outras pessoas (espíritos), para com a nossa consciência, para com Deus (que não aprova o MAL); estamos purgando através de uma desilusão, de uma dor irremediável, de um grande prejuízo, da perda de um ente amado; em sofrendo, estamos... expiando.
Que tenhamos expiado grande número de pecados, de faltas para com o próximo, para com a sociedade e algo nos fortalecemos, solicitamos (se tivermos mérito) a PROVA de impulsionar as sociedades, a Humanidade para o Bem, solvendo de uma vez por todas, todos os nossos débitos, para sermos felizes.
É o caso do governante de uma nação (temos um exemplo, atual, aqui no Brasil!), de um inventor, de um professor, de um médico (o Dr Bezerra de Menezes foi um caso típico!)
Em sendo vitoriosos, em termos lutado contra as últimas tentações, somos aprovados no teste, na PROVA, e seremos felizes...
Não fomos aprovados, caindo em inúmeras ciladas das Trevas; somos reprovados, contraindo carmas negativos, posto que levamos a mentira, a dor, a muitos lares, a muitos corações...
Voltamos para a EXPIAÇÃO!
Até nos fortalecermos, e aguardarmos a vez de mostrar o nosso potencial para a promoção do Bem, na sinceridade das nossas intenções...
Espíritos Missionários, são aqueles que vem "sacudir" o marasmo, a mesmice intelectual e moral da Humanidade...Moisés, Hipócatres, Galileu, Arquimedes, Sêneca, Paulo de Tarso, Lutero, Ghandi, Kennedy, Luther King, Sadat (do Egito), e o único, o insuperável, o Modelo Exemplar, Jesus Cristo, o Príncipe da Paz...
(Eu ainda estou em expiação; e vou ficar muito tempo nessa condição cármica, porém, rendo graças aos amigos da Espiritualidade Superior, a Jesus, meu Salvador, o estar a caminho)...vamos todos juntos? Vamos juntos chegarmos em primeiro lugar?
A felicidade é o prêmio!
(Odoval)