sábado, 29 de janeiro de 2011

ESPECIAL- EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA-TELEVISÃO

Tenho menos de 30 anos e, ultimamente, me espanto com o avanço do mundo em relação à tecnologia. Antigamente, criávamos coisas para suprir nossas necessidades. Hoje em dia, criamos coisas antes mesmo de precisar delas. Quem pensou em ter um celular há 25 anos atrás? E um computador que nos levasse a lugares tão distantes em segundos?Ou um carro que dirigisse sozinho? Invenções modernas que se adaptaram facilmente a época. Hoje resolvi relembrar um pouco das invenções, que deslumbrei em cada fase da minha vida, e que achava que seria o máximo ter...

APARELHO DE TELEVISÃO

A Tv sempre me acompanhou. Com seus programas de auditório, ou desenhos animados, passava (e ainda passo) horas por dia estragando minha visão. Mas minha mãe, quando tinha minha idade, acompanhava tv na casa de vizinhos. Tv era um luxo que só uma minoria possuía. As primeiras tvs (em formato analógico) foram demonstradas em 1925. Era em preto e branco, com som. Imagina a sensação de ver pessoas dentro daquela caixa enorme?
A hora dos noticiários era a mais importante e as novelas faziam com que famílias inteiras se reuníssem na sala. Época boa... Hoje, cada quarto possui um aparelho e cada um tem mais de uma atração diferenciada para escollher.À medida que a tv foi se popularizando, surgiram as mais compactadas, com um som melhor e coloridas. Agora o mundo poderia ver a cor do cabelo de Eva Wilma, e a decoração da casa do Bem Amado. Quando eu tinha uns dez anos, ainda cheguei a ver uma tv em preto e branco, que mãe comprou pra deixar na cozinha. Era pequena e mal conseguíamos identificar os rostos nela. Só servia pra não perdermos os últimos capítulos da novela, ou o noticiário da janta. A evolução nos trouxe tvs maiores, mais leves, com controle remoto e gastos de energia cada vez menores. Não precisar levantar pra mudar o canal contribuiu para o sedentarismo da população. Porém, minha avó ainda estava no esquema de apertar os botõezinhos ao lado da tv para aumentar o volume. E, o pior, ela apertava todos para descobrir qual correspondia ao volume.
Certa feita me peguei o mais próximo da tv que conseguiria. Talvez, querendo estar o outro lado da tela (que pretensão!). E como foi maravilhoso descobrir os pixels! Milhares de pontinhos brilhantes que compunham a imagem. Torci para que minha tv caísse e eu descobrisse de onde saíam tantos pontinhos...
A tv evoluiu enquanto eu crescia. Ganhou novas entradas e menos fios expostos. Ficou com a tela mais plana, livre de reflexos, com design elegante e muito, muito mais fininha. O novo sistema digital chegou elevando a qualidade da imagem e som. A internet e o computador se adequaram ao aparelho de tv......E a tv se adequou a celulares e outros aparelhos.A última novidade que está no mercado é a tv 3D, que destaca o propósito da tv, de reproduzir fielmente as dimensões de imagem e trazer a tv mais perto de cada um. A sensação é de ter entrado na tela (como um dia eu tentei...).


.