Na Doutrina Espírita, o que seria:
- EXPIAÇÃO?
"A expiação consiste nos sofrimentos físicos e morais que são consequentes à uma falta, seja na vida atual, seja na vida espiritual após a morte, ou ainda em nova existência corporal." [CI-cap VIII]
Em [O Consolador-qst 246] Emmanuel afirma:
"A expiação é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime."
Características da expiação:
Sempre dolorosa
Sempre ligada a uma falta
Quando "O Livro dos Espíritos", nas questões 997 à 1002, nos fala a respeito do arrependimento e da expiação de nossos erros deixa claro a necessidade de que nos modifiquemos intimamente para que consigamos, de melhor maneira, cumprir as "penas' que nossa própria consciência nos impõe, diante das inúmeros erros que fomos cometendo neste nosso "Palco de Reencarnações".
Diante das atitudes errôneas, das circunstâncias em que sucumbimos ao caminho largo, virando as costas ao caminho estreito que leva para cima, nossos amigos espirituais são muito claros: O arrependimento e reconhecimento de nossas culpas não bastam para absolver-nos. Entrementes, esse reconhecimento, por nossa parte, assegura uma estadia de expiação - seja no mundo espiritual ou material - muito mais tranqüila, serena. Devemos estar conscientes - espíritas que somos - desde já, das conseqüências de nossas atitudes impensadas nesta oportunidade reencarnatória que vivenciamos hoje. A responsabilidade é tanto maior quanto maior nossa consciência diante daquilo que é bom ou ruim, certo ou errado. Cada escolha que fizermos será sempre uma escolha nossa, e a ninguém mais cumprirá resgatar os erros que realizarmos que não nós mesmos!
-MISSÃO
"Um Espírito querendo avançar mais, solicita uma missão, uma tarefa, pela qual será tanto ou mais recompensado, se sair vitorioso."[ESE-cap V it 9]
Pelo exposto, podemos entender a missão como sendo uma tarefa específica que objetiva o bem da criatura.
Lembra ainda Kardec que:
"Todo homem, sobre a Terra, tem uma pequena ou grande missão" e que "as missões dos Espíritos tem sempre o bem por objeto. Há tantos gêneros de missões quanto as espécies de interesses a resguardar."
Informa que a importância das missões está em relação com a capacidade e a elevação do Espírito, e que cada um tem sua missão neste mundo, porque cada um pode ser útil em algum sentido.
Kardec emprega ainda a expressão reparação para designar aquela condição onde o indivíduo reencarna com o propósito de fazer o bem a quem ontem fez o mal.
Pode-se considerar a reparação como uma variante da missão.
Características da missão:
Tarefa específica
Pressupõe certa condição evolutiva prévia
Objetiva o melhoramento de algo ou alguém
- PROVAÇÃO
Ainda em [O Consolador-qst 246] Emmanuel continua:
"A prova é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual."
As provas são uma série de situações apresentadas ao Espírito encarnado objetivando o seu crescimento. Através do esforço próprio, das lutas e do sacrifício ele vai burilando a sua personalidade, desenvolvendo a sua inteligência e se iluminando espiritualmente.
"Não se deve crer que todo sofrimento por que se passa neste mundo seja necessariamente o indício de uma determinada falta: trata-se, freqüentemente, de simples provas escolhidas pelo Espírito, para acabar a sua purificação e acelerar o seu adiantamento." [ESE-cap V it 9]
Lembra Kardec que nem toda prova é uma expiação, mas em toda expiação há uma prova, porque diante do sofrimento expiatório, o homem ver-se-á convidado a desenvolver (lutar) pelos valores de resignação.
Características da prova
Não está vinculada a uma falta
Não é sempre dolorosa, embora possa ser
Representa sempre luta para crescimento pessoal